quinta-feira, 19 de novembro de 2009

RECORDANDO!!

VAMOS TODOS RECLAMAR!!!

Amigos Policiais, há tempos venho reclamando em relação à televisão. Meu discurso não é piegas nem tem vestígio de ódio ou ataques genéricos a outras mídias. Mas, é impossível construirmos as estradas do bem, com a televisão destruindo as marcas de nossos passos, o nosso esforço concentrado, quando pregamos o amor, a dignidade e honestidade.
A cultura do ódio veiculado em novelas é fato verdadeiro, alguém pode negar?
As novelas têm larga penetração nas camadas sociais deste país. Quando o tema é construtivo, vale a pena assistir. Mas, há algumas que destilam ódio nas telinhas de TV, uma sensação de mal-estar às pessoas.
Evidentemente, as pessoas sensatas poderão assisti-las e não deixar-se influenciar. Mas, e as camadas mais pobres, sem boa estrutura familiar, não poderão ser vítimas contumazes destes maus-exemplos?
Veja o que fez o “programa” do Ênio Carlos com uma Instituição Militar Milenar, quando difamou e semeou o deboche mascarado de “humor” contra os policiais da Ronda do Quarteirão?
Ao mostrar sistematicamente um tipo de cultura, ela passa a ser absorvida como verdade aceitável de uma sociedade.
Por que tanto ódio?
Por que, nós que acreditamos no bem, aceitando os fundamentos espíritas, espiritualistas e, acima de tudo, cristãos, ficamos calados, passivos, sem reclamar junto aos meios legais em relação a estes desastres midiáticos que mudam o perfil e o caráter de pessoas fragilizadas de amor e educação?
Por que temos que aceitar o jogo deste cenário dantesco de forma muda e letárgica, sabendo que se nós acionássemos a Justiça e os órgãos legais poderíamos evitar esta catástrofe que ronda a televisão, com programação cada vez pior, sem escrúpulos e sem ética?
Por que deixar nas mãos dos outros esta decisão, se grande parte não tem condições de decidir o que é melhor ou pior para si, em virtude do embotamento cerebral que a TV, muitas vezes, causa às pessoas?
Vamos ser mais participativos, vamos tentar pacificamente modificar este contexto de horror que é a violência, o pessimismo, a pornografia na televisão, afinal, se somos cristãos, não podemos ficar calados, assistindo à vitória do acinte, do deboche, da falta de respeito sobre os valores do bem.
Há pessoas indefesas, ingênuas, incautas, vítimas da programação televisiva e destes modismos passageiros que nada acrescentam de útil. Há uma espécie de permissividade por parte da sociedade, aceitando tudo o que antes era visto como algo errado e inaceitável.
A maior prece é a nossa ação!
Lembrem-se que a televisão modula valores e costumes, levando-nos a nos acostumar com tudo e, rotineiramente, admitimos que “tudo isso é previsto, é normal, etc…”. Não, não é normal! Se agirmos, reclamando junto às autoridades constituídas do país, principalmente, ao Ministério Público Federal, ou Estadual, afinal, televisão é concessão pública, sob a égide e limites das leis de comunicação vigentes no Brasil mudaremos este contexto de mediocridade televisiva.
Vamos participar mais; deixemos de lado a mudez em relação a estes erros televisivos. Quando me vem à mente que 70% da população mundial vive faminta, sem direito à moradia, sem direito à educação, sem direito a nada, dói-me a alma e não consigo ficar calado.
Há dois anos, somente 1470 reclamações sobre os excessos da TV, sabendo-se que o país tem uma população de 186 milhões de pessoas.
Por analogia afirmo o seguinte: quando um professor ministra aula para uma turma específica, indaga se há dúvidas e sempre a manifestação é o silêncio, ele pode pensar o seguinte: ou entenderam tudo ou não sabem nada do que ensinei. Não é à toa que o ensino no país é deficitário, afinal, o brasileiro não tem o hábito da indagação, infelizmente.
Por que há tanto saudosismo no coração de muitas pessoas?
Porque há décadas passadas, independente de a televisão não possuir tantos recursos técnicos e eletrônicos, havia mais parcimônia e bom senso em relação à programação televisiva, quando o marketing televisivo ainda não era tão agressivo como nos dias atuais.
A programação televisiva obedece cegamente àquilo que vende imagem. Não importa se é de boa qualidade ou ruim. Isto é o caos!
Participem, vamos reclamar educadamente juntos aos canais legais e competentes deste país, registrando a sua insatisfação em relação à programação televisiva.
Não adianta pregarmos o bem, se o mal nos afronta diariamente. Este pensamento maniqueísta registra a mais pura realidade. É ver com os olhos da alma e perceber que o mal prevalece em nossa sociedade e no mundo.
Não há concorrente para a comunicação. A mídia de uma forma geral detém o quarto poder do mundo, acreditem, se quiser! Ela manda, faz e acontece.
Faça a sua parte - reclame - pense nas pessoas que são influenciáveis e estão à mercê da TV. Não adianta o discurso: “Quem não está satisfeito, mude de canal”. Isso é lavar as mãos frente ao problema. Qual o canal televisivo que não tem algum programa de nível baixo e inaceitável?

Nenhum comentário:

Postar um comentário