terça-feira, 6 de dezembro de 2011

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE AS GRADUAÇÕES: TECNOLÓGICA E BACHARELADO

Qual a diferença entre Curso Tecnológico, Seqüencial e de Bacharelado (Graduação Tradicional)?

R. Existem duas diferenças. A primeira está ligada ao tempo. Os tecnológicos e Seqüenciais duram, em média, dois anos e os Bacharelados (Graduação Tradicional), em média, quatro anos.
A outra é o foco do curso. Por serem mais curtos, os cursos Tecnológicos e Seqüenciais dão uma formação mais específica, formando profissionais especialistas em determinadas áreas do conhecimento, por exemplo, Recursos Humanos. Os Bacharelados são mais abrangentes, mais generalistas, com o enfoque profissional e de pesquisa. Convém ressaltar ainda, que Cursos de Bacharelados e Tecnológicos são considerados de Graduação enquanto os Cursos Seqüenciais se constituem, exclusivamente, como Cursos Superiores.

Os Cursos Tecnológicos e Seqüenciais são reconhecidos pelo MEC? E pelo mercado de trabalho?

R. Os Cursos Tecnológicos e Seqüenciais foram autorizados e reconhecidos pelo MEC. As principais Portarias relacionadas aos Cursos Tecnológicos e seu funcionamento são: Portaria 1.647 de 25/11/99; Portaria 64 de 12/01/01; e Portaria 436 de 02/04/01.
Quanto aos Cursos Seqüenciais as Portarias são: 2.905 de 17/10/02; Portaria 239 de 24/02/03 e Portaria de 691 de 15/04/03; Resoluções CNE/CES 968 de 17/12/98 e 01 de 27/01/99.
Com relação ao reconhecimento pelo mercado, existem cursos Tecnológicos e Seqüenciais há bastante tempo e de grande aceitação no mercado, como os que formam tecnólogos nas áreas de Engenharia, de Qualidade e de Computação e Gestores em diversas áreas empresariais. A novidade agora é a expansão desses cursos para novas áreas, como Comércio, Comunicação e Turismo.

Os alunos que concluírem os Cursos Tecnológicos e Seqüenciais podem fazer Pós-Graduação?

R. SIM. Por tratar-se de um Curso de Graduação, qualquer aluno que conclui um Curso Tecnológico pode dá continuidade aos seus estudos em cursos de Bacharelado (Graduação Tradicional) e até mesmo de Pós-Graduação (lato sensu ou stricto sensu): Especialização, Mestrado e Doutorado. Os alunos oriundos de Cursos Seqüenciais podem ingressar em qualquer tipo de Pós-Graduação (lato sensu): Especialização. Convém ressaltar que o acesso a qualquer tipo de Pós-Graduação dá-se em conformidade com as exigências da Instituição que as ofertam.


Alunos de Cursos Tecnológicos e Seqüenciais podem ter acesso a Concursos Públicos?

R. SIM. Os diplomas de Cursos Seqüenciais de formação específica capacitam seus portadores a participar de concursos públicos nos quais o edital indique como exigência à posse de “diploma de nível superior”, sem exigência de graduação (parte dos Concursos não faz esse tipo de exigência). Os alunos de Cursos Tecnológicos podem ter acesso a qualquer concurso público aberto para suas áreas de formação (superior de graduação).



Nenhum comentário:

Postar um comentário