terça-feira, 6 de dezembro de 2011

86 câmeras vão vigiar a Capital

O sistema de vigilância eletrônica entra no ar hoje. Além da câmera, haverá um botão de ´pânico´ e alarme sonoro
Fortaleza passa a contar, a partir de hoje, com mais uma ferramenta de combate ao crime. Oitenta e seis câmeras, instaladas nas principais ruas, avenidas e cruzamentos da Capital, estarão "de olho" no movimento das vias e auxiliarão a Polícia Militar a chegar mais rápido nos locais de assaltos, roubos de veículos, agressões, homicídios e acidentes de trânsito.

O investimento do Governo do Estado, através da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), é da ordem de R$ 6,5 milhões, conforme a assessoria do órgão. O governador Cid Gomes e o secretário da Segurança, coronel Francisco José Bezerra, vão inaugurar o sistema logo mais, às 10 horas.

O aparato de monitoramento eletrônico das vias se assemelha ao que é utilizado para o controle do trânsito pela AMC. No entanto, terá maior abrangência, segundo a SSPDS.

Botão
Além de visualizar em tempo real os 86 pontos da Capital, os policiais militares que estarão na central de monitoramento, instalada no próprio Quartel do Batalhão de Policiamento Comunitário (Ronda do Quarteirão), poderão acionar um alarme sonoro que soará no local onde está a câmera.

Na própria base onde estiver a câmera haverá, ainda, um botão que o cidadão acionará em uma emergência. Logo, o alarme será disparado na Central e, imediatamente, o operador deslocará uma viatura do Ronda do Quarteirão para a rua da ocorrência policial.

Conforme um dos técnicos responsáveis pela instalação dos equipamentos, "tanto para os pontos fixos como para o monitoramento móvel (que será feito com uma viatura estruturada para tal serviço), as câmeras foram instaladas no topo de postes, em grande altura, facilitando a visão a longa distância.

A sala de vídeo é composta de dez bancadas onde as câmeras estão distribuídas por setores (bairros). As imagens da rua são exibidas em um ´vídeo wall´, com seis telas integradas de 46 polegadas. As imagens serão gravadas e arquivadas.

VERBA

6,5 Milhões de reais foi o custo para a implantação do novo sistema de segurança que será acionado, logo mais, pelo governador Cid Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário