domingo, 30 de agosto de 2009

OFENSA AO POLICIAIS DO RONDA RETRATAÇÃO COBRADA!!!

Veja cópia de pedido de retratação feito por mim ao Programa Ênio Carlos, lamentável, ridículo e pejorativo ao Ronda do Quarteirão intulado RONDA PINK, AS MONAS DO QUARTEIRÃO.

Ceará, 30 de Agosto de 2009.

A/C: Programa Ênio Carlos / TV Diário

Ref. Pedido de retratação

No quadro intitulado "RONDA PINK", mostrado no programa "Ênio Carlos" desta emissora, no domingo, 30/09, o apresentador Ênio Carlos utilizou de maneira inapropriada o verbo "Tentar" para se referir à grupo de humoristas que jamais prestaram qualquer tipo de prova ou avaliação para integrar o corpo de policiais do Programa Ronda do Quarteirão, tratando de grave “mentira”, estabelecendo uma infeliz comparação do comportamento adotado entre os policiais servidores concursados do Estado com a de homossexuais. Humoristas sem nenhum vínculo com a Polícia Militar do Ceará, diga-se patrimônio do Ceará. A atitude do apresentador e humoristas também deixou uma brecha para que a conduta de toda a categoria fosse equiparada a de homossexuais, não que estes não mereçam respeito, mais da maneira debochada e insensível aos bons costumes, demonstrando por parte deste profissional, desrespeito e desprezo pelos Policias.
Enquanto eu, representando uma centena de profissionais, venho por meio deste manifestar nosso repúdio a forma de tratamento pejorativo (monas do quarteirão) dispensada a policiais militares (Ronda do Quarteirão) que fazem funcionar o serviço de segurança pública deste Estado mais aprovado de todos os tempos.
O Programa Ronda do Quarteirão cumpre ou pelo menos tenta cumprir determinações legais de nossa legislação Estadual e Federal e, mais importante, o policial do Ronda certamente comunitário não se refere e não deve se referir de forma grosseira ou indelicada, a nenhum cidadão cearense, mantendo assim a perfeita harmonia com a sociedade e vice versa. O que o programa não poderia ter feito é simplesmente desrespeitar o direito individual, difamando o moral e comportamento sexual de uma tropa. Questionamos o direito do programa e do apresentador de difamar e ofender categoria tão importante na segurança pública, assim como não concordamos com a forma como os pseudo-s policiais se portaram diante das câmeras. Logo, solicitamos que o Programa Ênio Carlos e o autor do referido quadro divulgado no programa se retrate perante o público e, de forma mais ampla, perante toda a Corporação.
Nos colocamos à disposição para mais esclarecimentos e esperamos que nosso pedido seja atendido.

Cordialmente,

José Walter de Andrade Junior 1º Sargento auxiliar Operacional do Núcleo de Policiamento Comunitário- Centro.

9 comentários:

  1. Positivo, grande Sargento Walter, ainda não consegui assistir esse "quadro" neste "programa" televisivo, mas me senti constrangido desde o primeiro momento quando o senhor nos falou desta difamação proferida por esse apresentador anteriormente referido. Espero que neste momento estejam sendo tomadas as devidas ações cabíveis por parte do BP-COM e que essa falta de respeito não se repita com qualquer que seja o cidadão ou cidadã.

    ResponderExcluir
  2. apoiado , é realmente lamentavel a atitude desse programa , mas nao poderia se esperar outra coisa de um programa de terceira categoria como este . SD figueiredo

    ResponderExcluir
  3. Acabei de ver os videos, E certamente isso é uma ofença a classe dos policias do Ronda do Quarteirão, Sendo que no ambito juridico vai ser um pouco complicado entrar com um processo em cima desse programinha, Pois tem que ser devidamente comprovado que eles usaram o nome da instituição por completo, Não assiti as observações feitas no programa, A unica certeza que tenho é que ele vai ser obrigado em virtude de lei a prestar um esclarecimento ao vivo e contudente que o quadro dele não é para desmoralizar a classe dos policais( MESMO ASSIM É UMA DESMORALIZAÇÃO) . Se no ambito juridico tiver alguma lei que ampare os nossos amigos é bom que seja feito e rapido, Pois a maldita liberdade de imprensa em alguns casos é que prevalece num momento desagradavel como este.

    Infelizmente esse quadro de pessimo humor aconteceu com o BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais - PMERJ) e não sei como foi a iniciativa da classe, pois o programa teve continuidade e lançaram até DVDs.

    Não me arrependo de ter trancado minha facul de direito pra fazer parte da corporação, mas certamente se fosse das minhas possibilidades eu ja teria feito algo sobre esse programinha de 5º categoria.

    Concerteza muitos no meio de vós que já estão trabalhando no efetivo da PM ,Tem formação juridica para iniciar algum processo que venha amparar a categoria dos policias militares ofendidos no quadro.

    A união faz a força!

    ResponderExcluir
  4. SD Leonardo, realmente este quadro do ronda pink e uma tremenda falta de respeito com nossa instituição e com nosso trabalho que nao é muito valorizado, engraçado que a sociedade e a mídia pedem tanta soluções para a segurança publica e quando se emplementa um projeto de governo eficiente como esse "eles" nos satirizão dessa forma tão deboxada

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. SD Abreu
    Venho aqui confirmar todo o meu repúdio à infeliz iniciativa do programa além de colocar-me inteiramente à disposição no tocante a toda e qualquer iniciativa judicial cabível ao caso.

    ResponderExcluir
  7. Esse quadro ofende toda uma classe de policiais compromissados com a segurança pública.Como meus companheiros de farda também confirmo meu repúdio a essa imoralidade exibida aos domingos no Programa Ênio Carlos.SD Flávio

    ResponderExcluir
  8. Ratifico a opinião antes mencionada por meus companheiros de profissão no que se refere a estas alusões ofencivas com relação a nos policiais militares.Sd Leandro Oliveira

    ResponderExcluir
  9. Infelizmente existem nos nossos meios de comunicação alguns "profissionais" que não estão compromissados com a seriedade e respeito ao próximo. Espero que este eveno não volte a se repetir. Fazer humor é não desrespeitar ao próximo. SD Clévia

    ResponderExcluir