terça-feira, 1 de setembro de 2009

VAMOS TODOS RECLAMAR!!!

Amigos Policiais, há tempos venho reclamando em relação à televisão. Meu discurso não é piegas nem tem vestígio de ódio ou ataques genéricos a outras mídias. Mas, é impossível construirmos as estradas do bem, com a televisão destruindo as marcas de nossos passos, o nosso esforço concentrado, quando pregamos o amor, a dignidade e honestidade.
A cultura do ódio veiculado em novelas é fato verdadeiro, alguém pode negar?
As novelas têm larga penetração nas camadas sociais deste país. Quando o tema é construtivo, vale a pena assistir. Mas, há algumas que destilam ódio nas telinhas de TV, uma sensação de mal-estar às pessoas.
Evidentemente, as pessoas sensatas poderão assisti-las e não deixar-se influenciar. Mas, e as camadas mais pobres, sem boa estrutura familiar, não poderão ser vítimas contumazes destes maus-exemplos?
Veja o que fez o "programa" do Ênio Carlos com uma Instituição Militar Milenar, quando difamou e semeou o deboche mascarado de “humor” contra os policiais da Ronda do Quarteirão?
Ao mostrar sistematicamente um tipo de cultura, ela passa a ser absorvida como verdade aceitável de uma sociedade.
Por que tanto ódio?
Por que, nós que acreditamos no bem, aceitando os fundamentos espíritas, espiritualistas e, acima de tudo, cristãos, ficamos calados, passivos, sem reclamar junto aos meios legais em relação a estes desastres midiáticos que mudam o perfil e o caráter de pessoas fragilizadas de amor e educação?
Por que temos que aceitar o jogo deste cenário dantesco de forma muda e letárgica, sabendo que se nós acionássemos a Justiça e os órgãos legais poderíamos evitar esta catástrofe que ronda a televisão, com programação cada vez pior, sem escrúpulos e sem ética?
Por que deixar nas mãos dos outros esta decisão, se grande parte não tem condições de decidir o que é melhor ou pior para si, em virtude do embotamento cerebral que a TV, muitas vezes, causa às pessoas?
Vamos ser mais participativos, vamos tentar pacificamente modificar este contexto de horror que é a violência, o pessimismo, a pornografia na televisão, afinal, se somos cristãos, não podemos ficar calados, assistindo à vitória do acinte, do deboche, da falta de respeito sobre os valores do bem.
Há pessoas indefesas, ingênuas, incautas, vítimas da programação televisiva e destes modismos passageiros que nada acrescentam de útil. Há uma espécie de permissividade por parte da sociedade, aceitando tudo o que antes era visto como algo errado e inaceitável.
A maior prece é a nossa ação!
Lembrem-se que a televisão modula valores e costumes, levando-nos a nos acostumar com tudo e, rotineiramente, admitimos que “tudo isso é previsto, é normal, etc…”. Não, não é normal! Se agirmos, reclamando junto às autoridades constituídas do país, principalmente, ao Ministério Público Federal, ou Estadual, afinal, televisão é concessão pública, sob a égide e limites das leis de comunicação vigentes no Brasil mudaremos este contexto de mediocridade televisiva.
Vamos participar mais; deixemos de lado a mudez em relação a estes erros televisivos. Quando me vem à mente que 70% da população mundial vive faminta, sem direito à moradia, sem direito à educação, sem direito a nada, dói-me a alma e não consigo ficar calado.
Há dois anos, somente 1470 reclamações sobre os excessos da TV, sabendo-se que o país tem uma população de 186 milhões de pessoas.
Por analogia afirmo o seguinte: quando um professor ministra aula para uma turma específica, indaga se há dúvidas e sempre a manifestação é o silêncio, ele pode pensar o seguinte: ou entenderam tudo ou não sabem nada do que ensinei. Não é à toa que o ensino no país é deficitário, afinal, o brasileiro não tem o hábito da indagação, infelizmente.
Por que há tanto saudosismo no coração de muitas pessoas?
Porque há décadas passadas, independente de a televisão não possuir tantos recursos técnicos e eletrônicos, havia mais parcimônia e bom senso em relação à programação televisiva, quando o marketing televisivo ainda não era tão agressivo como nos dias atuais.
A programação televisiva obedece cegamente àquilo que vende imagem. Não importa se é de boa qualidade ou ruim. Isto é o caos!
Participem, vamos reclamar educadamente juntos aos canais legais e competentes deste país, registrando a sua insatisfação em relação à programação televisiva.
Não adianta pregarmos o bem, se o mal nos afronta diariamente. Este pensamento maniqueísta registra a mais pura realidade. É ver com os olhos da alma e perceber que o mal prevalece em nossa sociedade e no mundo.
Não há concorrente para a comunicação. A mídia de uma forma geral detém o quarto poder do mundo, acreditem, se quiser! Ela manda, faz e acontece.
Faça a sua parte - reclame - pense nas pessoas que são influenciáveis e estão à mercê da TV. Não adianta o discurso: “Quem não está satisfeito, mude de canal”. Isso é lavar as mãos frente ao problema. Qual o canal televisivo que não tem algum programa de nível baixo e inaceitável?
Há dois caminhos legais para a sua queixa ser ouvida e exigida providências:
Por e-mail: eticanatv@camara.gov.br ou por telefone 0800 619 619.
Todos nós, sem exceção, passemos e-mails para o endereço acima, reclamando da baixaria veiculada na televisão. Somente assim, o bem poderá caminhar em paz! Pensem nisso!

15 comentários:

  1. Olá eu sou o sgt pm Lopes do Ronda- Messejana, e é com grande indignação que deixo este comentário sobre este video, em meus 16 anos de policia nunca vi algo tão desmoralizante e apelativo. ´Pois isso além de atingir o instituição atinge o PM como pessoa e seus filhos. Devemos tomar uma atitude enérgica para coibir programas como este.

    ResponderExcluir
  2. Oi, sou o SD PM Adriano Costa locado na 5ªCia 5ºBPM,"Ronda Centro" é com grande repúdio que mim refiro ao quadro denominado "Ronda Pink", apresentado no programa "Enio Carlos", a sátira patética e imbécil apresenta no respectivo programa, degrada a imagem de uma instituição centenária e do policial que a faz. A PMCE através do programa Ronda do Quarteirão, nunca se teve uma aceitação tão grande diante da população como se tem nos dias atuais, programa este que vem sendo exemplo para todo o brasil,e essa forma de se fazer policia, esses policiais que aí estão para proteger o cidadão, merecem respeito e nunca servir como motivo de piadas.
    Companheiros medidas devem ser tomadas, e esse grupo de individuos que tentam difamar a "gloriosa" deve ser combatido.

    ResponderExcluir
  3. Sou o SD Falcão, sou lotado na 5ª CIA do 5º BPM, me orgulho de fazer parte de uma instituição centenária como a PMCE. Recebi a notícia por uma amigo que nosso fardamento seria rosa, e não entedi, pois não tenho tempo de assistir TV aos domigos, pois no horário desse referido "programa", estou trabalhando, isso mesmo em pleno domingo trabahando.
    Depois ouvi falar dessa sátira ao programa Ronda do Quarteirão e então entendi porque meu amigo estava de certa forma tirando sarro de mim.
    Isto é inadmissível, um total derrespeito não só a instituição, mas principalmente aos homens que á fazem.

    ResponderExcluir
  4. Olá Sargento Walter, meus cumprimentos militares. Li as postagens anteriores e assisti os vídeos. Por mais que seja moderno, senti-me extramamente ofendido pelo quadro exibido pelo programa "Ênio Carlos". Infelizmente, eles desvirtuam a Doutrina de Polícia Comunitária, tão amplamente praticada não só pelo Ronda, mas também inserida noutros grupamento da PMCE. Temo pelo que a população influencível começará a falar e pensar de nós.
    Sem mais palavras, deixo aqui meu sentimento de indignação contra este quadro exibido pelo programa já citado, que maculou uma instituição pública militar. Acredito que os comandantes não deixaram isso por menos, e tão menos a justiça não deixaraá de fazer jus às reclamações da tropa.

    SD Adams, NPC Centro, 5ª Cia/ 5º BPM.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Meu nome é Geovany Lemos, sou Soldado da Gloriosa Policia Militar do Ceará. A atitude do Programa Ênio Carlos querer fazer humor com a imagem de uma Corporação tão merecedora de respeito como é a PMCE é no minimo infeliz. Nós que fazemos parte do programa Ronda do Quarteirão nos sentimos ofendidos com tanto mal gosto, nós que tentamos fazer um trabalho diferente de policia, com maior contato com a população e sem a necessidade de usar de truculência, isso se chama policiamento comunitário, e então aparecem pessoas querendo destoar a imagem dos policiais que fazem parte deste programa criando personagens caricatos e afeminados. Diante de uma população que não está totalmente preparada para esse novo tipo de polícia, que conversa ao invés de bater, e podem ligar esse tipo de tratamento à falta de pulso firme - o que não é verdade - vem um meio de comunicação de grande escala como a Tv cria personagens imbecis, fazendo piadas idiotas utilizando o nome de um programa que visa o bem estar social como é o Ronda do Quarteirão. Devemos sim protestar, enquanto ainda podemos controlar o problema, antes que seja tarde e tenhamos que ter novamente uma policia autoritária e truculenta para que se possa manter a ordem social, não podemos deixar que este tipo de chacota perdure. Vamos impedir isso. Obrigado a toda Corporação.

    ResponderExcluir
  7. Sd Edney fiquei extremamente triste quando assisti a imagens do referido quadro do programa Ênio Carlos, pois nós que fazemos a PMCE nos esforçamos ao máximo abdicando muitas vezes do convívio familiar para melhorar a sociedade em que vivemos, o Ronda do Quarteirão não é brincadeira é um policiamento que se baseia no art 5º da Constituição, nos Direitos Humanos e no Amor ao próximo é um exemplo para o nosso país.

    ResponderExcluir
  8. Foi uma falta de respeito sem precendentes que esse programa do Ênio Carlos fez ao desmoralizar os policiais do Ronda e consequentemente a Polícia Militar do Ceará, através de um quadro que só ofende nossa instituição, esse tal de "Ronda Pink", tipificando de maneira ofensiva e taxativa os policiais que integram esse novo modo de fazer policiamento,lamento a brincadeira de péssimo gosto e espero que seja feita a justiça, que esse quadro seja removido e que esse programa seja devidamente processado por difamar uma instituição séria que visa atender ao bem estar e ordem social.

    Gustavo Ferreira Bizarria
    Sd Bizarria, 5º CIA/5º BPM

    ResponderExcluir
  9. sou soldado da policia militar e tenho orgulho do que sou, por que a muito tempo adimiro essa corporação valorosa, como diz nossa canção, e fico indiguinado com tal desrespeito a mim como policial militar, ao programa ronda e a toda corporação, pois todos fazenmos parte de uma grande familia. Parabens Sargento Walter por essa iniciativa, e quero aqui desde já pedir a todos os policiais que como eu deixem tranparecer sua indiguinação.
    Jardel Maia Alves - SD PM

    ResponderExcluir
  10. SD PM Guilherme jr. 5ª do 5º.Concerteza isso foi uma falta de respeito com essa instituição militar que a trancos e barrancos mantem esse estado em ordem.O que podemos fazer é lamentar e protestar contra esse tipo de manifestação, que so agride e desrespeita nosso estado.Aqui fica meu protesto.

    ResponderExcluir
  11. SD PM Freitas 5ªcia/5ºBPM realmente existem programas na tv que tentam ganhar audiência denegrindo a imagem de pessoas e instituições sérias como a nossa PMCE, é inadimissível tais comparações porque somos policiais sérios e fazemos parte de uma corporação de valor e moral inestimável. fica aqui registrado minha indignação.

    ResponderExcluir
  12. Olá, não faço parte ainda da corporação, mas mesmo assim quero deixar claro o quanto acho deplorável as imagens da tal parodia barata que apareceu na tv, vocês são muito superior aquilo, força galera!

    ResponderExcluir
  13. bom dia eu sou o SD EDVALDO estou no policiamento a pè na 5cia/5bpm apos essa materia veiculada pela tv diario pude ver como os meios televisivos veem esse maravilhoso programa de segurança publica eles como parte intregrante da imprensa deviam ter mais respeito e deviam zelar pela coerência e pela etica profissional cabe agora as autoridades constituidas apurar essa palhaçada que foi divulgada pela televisão espero que isso seja esquecido e que não volte mais a ser divulgado.

    ResponderExcluir
  14. Desmoralização com A Raça de Fortes com o Povo de Bravos! Retratação imediata.
    SD PM FERNANDES JUNIOR

    ResponderExcluir
  15. eu salviano soldado do ronda do quarteirao estou indignado com essa postura da imprenas brasileira em querer desmoralizar as instituiçoes publicas mis o que ele fez no domingo passado ninguem gostou e nem eu e nem meus familiares que toceram pra mim entrar na policia e ver uma vergonha daquela peço que seja punido essa programa de televisao para nunca mais tentar manchar o nome da policia militar do estado do ceara

    ResponderExcluir