terça-feira, 20 de julho de 2010

PIADA DO DIA

Revista faz ranking da felicidade com 155 países e afirma que o dinheiro é responsável por uma parte dela

Washington. Os brasileiros têm motivo para comemorar. Segundo uma pesquisa Gallup divulgada pela revista americana "Forbes", o Brasil é o 12º país mais feliz do mundo, de uma lista de 155 nações. No topo da felicidade, está a Dinamarca e, como o país mais infeliz do mundo, está Togo, pequena nação africana no noroeste da África.

A pesquisa foi realizada com milhares de entrevistas nas 155 nações, entre 2005 e 2009, e mede dois tipos de bem-estar. Primeiro, os entrevistados foram questionados sobre sua satisfação, de maneira geral, com suas vidas, para o que deram uma nota de um a dez. Depois, foram questionados sobre como suas experiências no dia anteriores e como se sentiram, em três graus de satisfação, indo da felicidade ao sofrimento.

No Brasil, 58% disseram estar felizes, 40% disseram estar lutando e apenas 2% disseram estar sofrendo. Na nota geral, o país ficou com 7,5, empatado com o Panamá. Os Estados Unidos ficaram em 14º lugar, com 57% de felizes e 7,3 na nota geral.

A Dinamarca liderou o ranking com nota 7,9 e 82% da população declaradamente feliz. Outros 17% disseram estar batalhando e apenas 1% disse estar sofrendo. Em seguida, estão Finlândia (75% de felizes), Noruega (69%), Suécia (68%) e Holanda (68%).

A América é o segundo continente mais feliz do mundo, com a Costa Rica em primeiro lugar, com uma nota de geral 8,1 e 63% de felizes contra apenas 2% sofrendo. No geral, os costarriquenhos sãos o sexto povo mais feliz. Do outro lado da lista, está o Togo com uma nota 5 e apenas 1% de entrevistados reconhecidamente felizes. Outros 67% dizem estar lutando e 31% estão sofrendo. A África, aliás, domina as últimas posição com Burndi, Ilhas Comores, Camboja, Serra Leão, Burkina Fasso, Ruanda e Níger, em ordem decrescente.

A "Forbes", que reconhece não ser fácil determinar um ranking de felicidade, disse ter chegado à conclusão de que a o dinheiro traz sim ao menos parte da felicidade, já que há uma relação direta entre satisfação na vida (a nota geral) e renda. Os cinco países mais felizes - Dinamarca, Finlândia, Noruega, Suécia e Holanda ficam na mesma região e gozam de elevados níveis de prosperidade.

"Os países escandinavos estão realmente bem. Uma teoria é que eles têm as suas necessidades básicas mais atendidas do que em outros países", afirma o cientista-chefe do Gallup, Jim Harter. "Quando olhamos para todos os dados, as necessidades básicas explicam a relação entre renda e bem-estar", acrescenta.

No entanto, a fonte de alegria diária, na classificação em três escalas, está mais associada a realizações psicológicas e sociais, "que são mais difíceis de se conseguir com um salário".

Lista

1 - Dinamarca 82% de felizes
2 - Finlândia 75% de felizes
3 - Noruega 69% de felizes
4 - Suécia 68% de felizes
8 - Israel 62% de felizes
12 - Brasil 58% de felizes
14 - EUA 57% de felizes
154 - Burndi 2% de felizes
155 - Togo 1% de felizes
Um Breve Comentário: Me desculpem mas acho que desse jeito vamos preferir ser infelizes....

Um comentário:

  1. Somos infelizes porque o povo brasileiro não tem educação.Somos( em sua maioria )um povinho burro que só pensa em cerveja,mulher e praia.Somos infelizes porque não aprendemos a votar e é claro, os políticos se aproveitam desta situação.O Brasil nunca será feito por pessoas felizes e esclarecidas.Qual é a intenção dessa piada?

    ResponderExcluir