sábado, 31 de dezembro de 2011

Lealdade

        
 A lealdade militar ainda é cabível nos dias de hoje, nas polícias militares? Imagina-se que sim, ainda que muitos relutem em promovê-la. É uma via de mão dupla, sem qualquer espaço para exploração ou malandragem; é o acatamento do que prevê o regulamento: o respeito e consideração para com o superior, e em contrapartida a bondade, dignidade e urbanidade para com o subordinado. Isso não se dá necessariamente através de atos heróicos nem em circunstâncias excepcionais, está implícito no cotidiano comum aos PMs. Exemplos: há previsão de um serviço para o qual todos do meu pelotão, sem excessão, estarão escalados, contudo, quando da publicidade da escala, vejo que meu nome não consta; o que fazer? Não custa nada procurar o responsável pelo planejamento para se certificar da situação, afinal o resultado dessa omissão pode ser um colega sendo escalado 2 vezes, para um outro serviço, o que prejudicará a folga dele. Fica leve a sua consciência, sabendo que está lesando alguém, prejudicando a administração?
Outro exemplo, se ao contrário, me vejo escalado ao mesmo tempo em dois diferentes postos/serviços, devo ir ao que quiser, ao meu critério, deixando vaga a previsão da minha presença naqueloutro? Jamais. Há tempo para que seja corrigida a falha, contornando-a.
São coisas que não se aprende em banco de escola, mas ao longa da vida, constituindo um mínimo de honra, caráter, dignidade e moral. De modo algum com isso se busca promover o abuso, excesso, a exploração do serviço prestado pelo homem, é tão somente a leveza na consciência trazida pelo cumprimento do dever na medida de sua responsabilidade, proporcionalmente. Tentar ser "safo", esperto, malandro, definitivamente não é uma boa escolha.

ESPERANÇA COMPANHEIROS DE FARDA


Porque enquanto houver a esperança, nenhum sonho está perdido!

Você faz idéia de como a sua vida está mudada? Você tem consciência que vive um momento rico, importante e intenso?

É porque na verdade, estamos presenciando um momento de transformação em todos os campos, principalmente no campo da informação, né? E o ritmo de mudança em nossa vida tem sido muito acelerado.

Estamos avançando velozmente para uma nova era de percepção e consciência e não nos damos conta disso.

Nada tem ficado fora dessa transformação. Ninguém sabe o que irá acontecer de um dia para outro. Como é que você está reagindo a estes tempos de mudanças cada vez mais rápidas?

Está se agarrando ao passado, ou acompanhando o fluxo das mudanças? Onde estão depositadas suas esperanças?

E apesar de todos os desencontros, de todos os obstáculos, das dificuldades... Apesar das portas fechadas, e que as vezes estão aparentemente fechadas, ainda sim é preciso manter a esperança que vive em você!

A esperança que amanhece com você e percorre o dia todo e se fortalece com as horas.

E quando estiver com os pensamentos confusos e com as idéias não muito claras, não desista! Quando seu caminho estiver tortuoso e sentir que suas chances estão diminuídas, lembre- se da esperança que deve ter sempre.

Afinal, esperança é a certeza de que algo de bom vai acontecer, certo? É a confiança que tudo vai dar certo!

Lembre-se sempre que a esperança move a sua vida, faz você andar pra frente, faz você se sentir gente! E gente importante! Por isso que é bom perguntar todos os dias quais são seus projetos de vida?

Por que e por quem você tem lutado tanto?

Desendureça o seu coração e abra mais a sua mente! Acolha as pessoas em sua vida! Deixe a fé brotar em sua vida. Tenha fé na vida, em você! Tenha fé em Deus! Tenha fé em realizações grandiosas, tá?

E pare de ter sonhos vagos e esperanças pequenas!

Desejo que você nunca desista, porque enquanto houver a esperança, nenhum sonho está perdido! Nenhum!

Bom Dia! Bom divertimento! Sucesso, Saúde e Paz!

"O amor está em você! E a esperança será sempre a sua aliada para libertar os seus medos, o seu orgulho"

SAIU ACORDO ENTRE POLICIAIS MILITARES E GOVERNADOR DO CEARÁ

Ficou decidido na Reunião, com a procuradora-chefe da PGJ/Ce.
A Dra. Socorro frança e os membros das lideranças, redigiram uma pauta, salvaram no pen drive e a promotora levou pessoalmente a casa do governador para que ele assinasse a pauta, e finaliza-se a paralização ainda hoje(01.01.2012).

Na reunião ficou decido o seguinte:

1 - Anistia Administrativa (que é de competência do Estado);
2 - Arquivar o inquérito para que não haja crime militar, pois se não, somente o Congresso Nacional teriam que fazer uma Lei Federal Para conceder a anistia criminal, como foi o caso dos Bombeiros do Rio que todos nós acompanhamos;
3 - A redução da carga horária para 40 horas semanais;
4 - Retorno imediato dos Transferidos;
5 - Campanha salarial 2012-2014;
6 - Promoções Compensatórias.


sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Presidente Dilma autoriza exército a atuar no apoio à segurança durante greve de PMs

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) anunciou, na noite desta sexta-feira, 30, que um Diário Oficial extra circula com autorização da presidente Dilma, para atuação do Exército no apoio ao Sistema Público de Segurança do Ceará.
Planejamento
O Comando da 10ª Região Militar marcou uma reunião, para este sábado, 31, pela manhã, quando decidirá como o Exército entrará no reforço ao esquema de segurança de Fortaleza, enquanto durar a paralisação de policiais militares e Bombeiros. O movimento foi iniciado nesta sexta-feira, 30, após a categoria decidir pela greve, em assembleia realizada na noite de ontem.

A informação sobre a reunião foi confirmada há pouco ao O POVO Online pelo setor de Relações Públicas (5ª Seção) da 10ª RM, mas o horário do encontro não foi repassado.

Também não foi informada a possível participação de representantes da SSPDS na reunião. Na SSPDS, a assessoria também não soube confirmar detalhes da reunião. No 23º Batalhão de Caçadores, na avenida 13 de Maio, a informação dada hoje, no início da noite, é que a tropa militar já está a postos para a eventualidade de ser acionada.
Fonte: Jornal O POVO.

AMC ameaça cruzar os braços na noite de Réveillon após greve de PMs e Bombeiros

Após, Policiais Militares e Bombeiros deflagrarem greve da categoria no Ceará, agentes da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC) também ameaçam cruzar os braços na noite de Réveillon de Fortaleza.

De acordo com a presidente do Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos de Fortaleza (Sindfort), Nascelia Silva, a presença dos agentes da AMC no Réveillon está condicionada à garantia de segurança. “Caso não haja o compromisso que foi estabelecido, de dois seguranças em cada bloqueio, os guardas sairão dos locais”, garante Nascelia.

Outra categoria que decide neste sábado, 31, se participará do esquema de segurança no aterro da Praia de Iracema é a dos guardas municipais. A proposta da Prefeitura é o pagamento de 52 horas extras e 5 dias de folga para os guardas que trabalharem na virada do ano.

Segundo o diretor do Sindicato dos Guardas Municipais da Região Metropolitana (Sindguarda), Jonas Rodrigues, a proposta será votada na manhã deste sábado, em assembleia.       

Após reunião, rumo da greve dos policiais militares e bombeiros do Ceará segue sem definição

 
Reunião será retomada ainda no início da madrugada deste sábado
 
A Procuradoria Geral da Justiça do Estado (PGJ) elaborou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) junto com os policiais militares e bombeiros do Ceará durante reunião realizada na noite desta sexta-feira (30) na sede da PGJ.

A assinatura do Termo garante a anistia de todos os oficiais que aderiram a paralisação e propõe a possibilidade de uma nova rodada de negociações.

Os PMs e bombeiros realizam ainda nesta sexta uma assembleia para decidir se assinam ou não o TAC. Já a procuradora-geral de Justiça no Ceará, Socorro França, vai redigir juridicamente o Termo e o apresentará ao governador Cid Gomes. A reunião deve ser retomada à meia-noite e meia do sábado (31).

De acordo com o presidente da Associação dos Praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (Aspramece), Pedro Queiroz, o número de adesões à greve já passa de 3.500.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Reajuste dos servidores públicos será de 7%

Reajuste dos servidores públicos será de 7%

Foi encaminhada à Assembleia Legislativa a mensagem do Governo do Estado que define o percentual de reajuste dos servidores públicos do Estado. A matéria prevê um aumento de 7% a partir de primeiro de Janeiro de 2012 (data-base do servidor público do Estado). Esse percentual é a soma do IPCA dos últimos 12 meses (6,5%) mais 0,5% de ganho real. Atualmente, existem 135 mil servidores ativos e inativos no Estado.
O anúncio foi feito pelo secretário pelo titular do Planejamento e Gestão, Eduardo Diogo, presidente da Mesa de Negociação Permanente (Menp). Ele destaca que mensalmente, a Menp se reúne com os 42 sindicatos que agregam os servidores públicos do Ceará, o que, além de ser uma ação inédita na administração, demonstra o diálogo com a categoria. "Vale destacar ainda que cada secretaria de Estado mantém reuniōes frequentes com o conjunto de seus servidores", ressalta Diogo.
Fonte: 21.12.2011  Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE AS GRADUAÇÕES: TECNOLÓGICA E BACHARELADO

Qual a diferença entre Curso Tecnológico, Seqüencial e de Bacharelado (Graduação Tradicional)?

R. Existem duas diferenças. A primeira está ligada ao tempo. Os tecnológicos e Seqüenciais duram, em média, dois anos e os Bacharelados (Graduação Tradicional), em média, quatro anos.
A outra é o foco do curso. Por serem mais curtos, os cursos Tecnológicos e Seqüenciais dão uma formação mais específica, formando profissionais especialistas em determinadas áreas do conhecimento, por exemplo, Recursos Humanos. Os Bacharelados são mais abrangentes, mais generalistas, com o enfoque profissional e de pesquisa. Convém ressaltar ainda, que Cursos de Bacharelados e Tecnológicos são considerados de Graduação enquanto os Cursos Seqüenciais se constituem, exclusivamente, como Cursos Superiores.

Os Cursos Tecnológicos e Seqüenciais são reconhecidos pelo MEC? E pelo mercado de trabalho?

R. Os Cursos Tecnológicos e Seqüenciais foram autorizados e reconhecidos pelo MEC. As principais Portarias relacionadas aos Cursos Tecnológicos e seu funcionamento são: Portaria 1.647 de 25/11/99; Portaria 64 de 12/01/01; e Portaria 436 de 02/04/01.
Quanto aos Cursos Seqüenciais as Portarias são: 2.905 de 17/10/02; Portaria 239 de 24/02/03 e Portaria de 691 de 15/04/03; Resoluções CNE/CES 968 de 17/12/98 e 01 de 27/01/99.
Com relação ao reconhecimento pelo mercado, existem cursos Tecnológicos e Seqüenciais há bastante tempo e de grande aceitação no mercado, como os que formam tecnólogos nas áreas de Engenharia, de Qualidade e de Computação e Gestores em diversas áreas empresariais. A novidade agora é a expansão desses cursos para novas áreas, como Comércio, Comunicação e Turismo.

Os alunos que concluírem os Cursos Tecnológicos e Seqüenciais podem fazer Pós-Graduação?

R. SIM. Por tratar-se de um Curso de Graduação, qualquer aluno que conclui um Curso Tecnológico pode dá continuidade aos seus estudos em cursos de Bacharelado (Graduação Tradicional) e até mesmo de Pós-Graduação (lato sensu ou stricto sensu): Especialização, Mestrado e Doutorado. Os alunos oriundos de Cursos Seqüenciais podem ingressar em qualquer tipo de Pós-Graduação (lato sensu): Especialização. Convém ressaltar que o acesso a qualquer tipo de Pós-Graduação dá-se em conformidade com as exigências da Instituição que as ofertam.


Alunos de Cursos Tecnológicos e Seqüenciais podem ter acesso a Concursos Públicos?

R. SIM. Os diplomas de Cursos Seqüenciais de formação específica capacitam seus portadores a participar de concursos públicos nos quais o edital indique como exigência à posse de “diploma de nível superior”, sem exigência de graduação (parte dos Concursos não faz esse tipo de exigência). Os alunos de Cursos Tecnológicos podem ter acesso a qualquer concurso público aberto para suas áreas de formação (superior de graduação).



REBAIXADO, O CEARÁ TEM QUE ENXUGAR O ELENCO

Rebaixado, o Ceará precisará definir a situação de atletas com altos salários e vínculos nos próximos dois anos
Com a queda para a Série B, a diretoria do Ceará precisa redefinir o planejamento para 2012, incluindo o aproveitamento dos jogadores no elenco, que custam ao clube quase 1 milhão de reais por mês.

O Vovô conta hoje com 33 jogadores em quatro situações distintas. Os com contratos para os próximos dois anos (20); aqueles que terão o empréstimo encerrado no fim de deste ano (7), os que tem contrato encerrado no fim do ano (4) e os que retornam de empréstimo (2).

O presidente em exercício, Robinson de Castro, declarou à Rádio Globo Fortaleza que a realidade da Série B é diferente e que o clube fará um esforço para manter seus principais jogadores, com salários reajustados. Porém, em relação a outros que desapontaram, o clube não teria interesse ainda que fosse proposta uma redução salarial.

Os jogadores com mais risco de deixar o clube são aqueles que terão empréstimo encerrado no fim deste ano: o atacante Roger (com o maior salário do elenco não emplacou em sua passagem pelo Vovô), o lateral-esquerdo Egídio (que trata lesão no Flamengo), o zagueiro Anderson Luís e o meia Enrico, (pouco aproveitados). Diferente de jogadores como o meia Thiago Humberto e o zagueiro Diego Sacoman, que foram úteis neste ano e tem boas chances de permanecerem.

Dos que tem contrato expirando, Adílson, Careca e Vicente não tem altos salários e devem permanecer. Já o goleiro Diego, a renovação é difícil.

Osvaldo
Já Osvaldo é um caso à parte: maior destaque do time na Série A, o atacante já está em São Paulo com seu empresário para ouvir propostas de outros clubes. Com o rebaixamento, dificilmente o Ceará conseguirá recursos para pagar cerca de R$ 5 milhões até 31 desse mês ao Al Ahli, dos Emirados Árabes.

Em contrapartida, o zagueiro Anderson e o atacante Misael, estavam emprestados e tem contrato, podem "reforçar" o time.

Mas o maior problema da diretoria reside nos jogadores que tem contrato estendido para os próximos dois anos. Sem as receitas da Série A - especula-se que o clube perdeu em torno de 20 milhões de reais com a queda - manter jogadores como Fernando Henrique, Edmílson, Heleno, João Marcos, Washington, Boiadeiro, Michel, Fabrício e Marcelo Nicácio, só com uma readequação salarial. Um empréstimo a outros clubes ou mesmo um acordo para rescisão de contrato não estão descartados, já que alguns nomes, como os quatro últimos, não vivem um bom momento no clube.

Já nomes menos badalados como Daniel Marques, Thiago Matias, Eusébio, Juca e Rudnei, se adequam a realidade do clube e podem ser a base em 2012.

Coletiva
Para esclarecer a situação dos jogadores, entre outros assuntos, como seu afastamento da presidência do Ceará, Evandro Leitão dará entrevista coletiva no clube, hoje às 17 horas.

O DIA SEGUINTECeará desembarca pela manhã em clima de tristeza
A dor pelo rebaixamento do Ceará para a Série B estava no semblante dos jogadores, diretoria e do técnico Dimas Filgueiras no desembarque de ontem pela manhã, no Aeroporto Internacional Pinto Martins.

Acostumado a promover recepções calorosas, desta vez a torcida não recebeu os alvinegros: apenas dois torcedores foram vistos no desembarque da equipe vinda de Salvador.

Dos 19 jogadores relacionados contra o Bahia na despedida do time da Série A, apenas sete retornaram com a delegação: o goleiro Adílson, o zagueiro Fabrício, os volantes Heleno, Juca e Careca, o lateral-esquerdo Vicente e o atacante Washington.

Os demais jogadores, já de férias, seguiram para outras cidades. Os que desembarcaram em Fortaleza tomarão o mesmo destino - alguns embarcaram em seguida, como o volante Heleno, que foi para São Paulo.

Silêncio
Embora os jogadores estivessem cabisbaixos, nada se comparava à expressão do técnico Dimas Filgueiras e dos dirigentes Evandro Leitão e Robinson de Castro. Os três até cumprimentaram a imprensa, mas não concederam entrevistas, assim como os jogadores.

Neymar é o Craque de 2011

O atacante Neymar, do Santos, foi eleito ontem o Craque do Brasileirão 2011. Como ele está viajando para o Japão, onde seu clube disputa o Mundial de Clubes, o prêmio foi entregue ao pai do jogador, Neymar da Silva Santos. A cerimônia, promovida pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol), aconteceu no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo. Ele também levou o prêmio de melhor atacante.

Os apresentadores Luciano Huck, Glenda Kozlowski e Tiago Leifert, da TV Globo comandaram a premiação. O craque santista concorreu ao prêmio com o também atacante Liedson, do Corinthians e com o zagueiro Dedé, do Vasco.

O meia Wellington Nem, do Figueirense, foi escolhido como a revelação do Brasileiro e o zagueiro Dedé, do Vasco levou o título de Craque da Galera, escolhido pela internet.

Assaltantes morrem em confronto com a Polícia

Três bandidos, ainda não identificados, morreram em um confronto com a Polícia Militar, no fim da tarde de ontem, no Município de Ocara (a 95Km de Fortaleza) logo após terem praticado um assalto a um mercadinho no Centro daquela cidade.

Segundo informações chegadas ao Comando do Policiamento do Interior (CPI), uma quadrilha composta por quatro homens, em duas motocicletas, atacaram o estabelecimento comercial por volta de 17h30. Na fuga, os bandidos seguiram em direção à zona rural. O destacamento da PM de Ocara pediu reforço aos efetivos das cidades próximas. Policiais de Aracoiaba saíram em apoio aos colegas de farda.

Pistola
Durante o cerco, dois bandidos foram mortos. Mais tarde, a cerca de 20 quilômetros do local do primeiro tiroteio, o terceiro corpo foi localizado, no Sítio Açudinho. A Polícia apreendeu uma pistola que estava em poder dos assaltantes. O quarto bandido está embrenhado no matagal e sendo caçado pela PM.

86 câmeras vão vigiar a Capital

O sistema de vigilância eletrônica entra no ar hoje. Além da câmera, haverá um botão de ´pânico´ e alarme sonoro
Fortaleza passa a contar, a partir de hoje, com mais uma ferramenta de combate ao crime. Oitenta e seis câmeras, instaladas nas principais ruas, avenidas e cruzamentos da Capital, estarão "de olho" no movimento das vias e auxiliarão a Polícia Militar a chegar mais rápido nos locais de assaltos, roubos de veículos, agressões, homicídios e acidentes de trânsito.

O investimento do Governo do Estado, através da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), é da ordem de R$ 6,5 milhões, conforme a assessoria do órgão. O governador Cid Gomes e o secretário da Segurança, coronel Francisco José Bezerra, vão inaugurar o sistema logo mais, às 10 horas.

O aparato de monitoramento eletrônico das vias se assemelha ao que é utilizado para o controle do trânsito pela AMC. No entanto, terá maior abrangência, segundo a SSPDS.

Botão
Além de visualizar em tempo real os 86 pontos da Capital, os policiais militares que estarão na central de monitoramento, instalada no próprio Quartel do Batalhão de Policiamento Comunitário (Ronda do Quarteirão), poderão acionar um alarme sonoro que soará no local onde está a câmera.

Na própria base onde estiver a câmera haverá, ainda, um botão que o cidadão acionará em uma emergência. Logo, o alarme será disparado na Central e, imediatamente, o operador deslocará uma viatura do Ronda do Quarteirão para a rua da ocorrência policial.

Conforme um dos técnicos responsáveis pela instalação dos equipamentos, "tanto para os pontos fixos como para o monitoramento móvel (que será feito com uma viatura estruturada para tal serviço), as câmeras foram instaladas no topo de postes, em grande altura, facilitando a visão a longa distância.

A sala de vídeo é composta de dez bancadas onde as câmeras estão distribuídas por setores (bairros). As imagens da rua são exibidas em um ´vídeo wall´, com seis telas integradas de 46 polegadas. As imagens serão gravadas e arquivadas.

VERBA

6,5 Milhões de reais foi o custo para a implantação do novo sistema de segurança que será acionado, logo mais, pelo governador Cid Gomes